Trauma de Face

A cirurgia oral e maxilofacial é a área da saúde mais indicada para tratar traumas de face. Esses traumas podem decorrer de acidentes automobilísticos, brigas, práticas esportivas, quedas, e acidentes de trabalho. Os traumas de face podem envolver tecidos moles, como pele e gengiva, e/ou tecidos duros (dente e osso). Os ossos da face mais comumente fraturados são os ossos do nariz, a mandíbula, os ossos zigomáticos (maçã do rosto), e o maxilar superior.

Crânio Crânio

O objetivo do tratamento de qualquer tipo de trauma é que o paciente volte a ser como era antes, sem sequelas ou cicatrizes. No caso dos traumas de face, o restabelecimento da estética e da função são primordiais. Os tecidos moles afetados são geralmente tratados por suturas (pontos), gelo, curativos, e remédios.

Ossos Fraturados

Para que os ossos cicatrizem, eles precisam ser imobilizados em uma posição adequada por tempo suficiente (geralmente 4-6 semanas). É por isso que quando se fratura um braço este deve ser adequadamente posicionado e engessado, para que a cicatrização óssea possa ocorrer.

Os ossos da face também necessitam dessas condições para correta cicatrização - posição adequada e imobilização. Como engessar a face é inviável outras duas opções existem: bloqueio maxilo-mandibular, e fixação interna rígida. Ambas são aplicadas após o correto posicionamento dos ossos ter sido atingido.

Bloqueio maxilo-mandibular Bloqueio Maxilo-Mandibular

O bloqueio maxilo-mandibular literalmente consiste em amarrar os dentes de cima nos de baixo de modo que o paciente não consiga abrir a boca. Este bloqueio permanece por um tempo variável (em geral 1-6 semanas) de acordo com o caso, e tem por objetivo manter os ossos imobilizados.

FIXAÇÃO INTERNA RÍGIDA

A fixação interna rígida é feita com placas e parafusos. Esses dispositivos são inseridos nos ossos fraturados e imobilizam as áreas fraturadas. O uso de fixação interna rígida elimina a necessidade do bloqueio, proporcionando ao paciente um pós-operatório mais confortável.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player