Trauma Dentário

Os dentes estão expostos a traumas de diversas origens como quedas, pancadas, acidentes automobilísticos e acidentes de trabalho. A resposta do dente ao trauma depende da força e da direção do impacto. O dente pode então ficar mole, cair, quebrar, ou o osso que suporta o dente pode também quebrar.

Nos casos em que o dente fica mole, quebra, ou em casos de fratura óssea, não há muito que ser feito pelo paciente, a não ser evitar ficar mexendo no dente e procurar imediatamente um dentista para tratamento. Já nos casos em que o dente cai (avulsão), a ação do paciente é decisiva para um bom prognóstico.

Você sabe como agir diante de uma avulsão do dente?

Avulsão é o termo técnico que se usa quando o dente sai do seu alvéolo – lugar no osso ocupado pelo dente – por causa de um trauma. Os passos a serem seguidos após uma avulsão são os seguintes:

Procedimento
Encontre o dente e pegue-o segurando sua coroa, e não sua raiz.
Procedimento
Limpe o dente com soro fisiológico, saliva, ou leite (NÃO USE água, escova, ou produtos químicos).
Procedimento
Recoloque o dente no seu alvéolo o mais rápido possível.
Procedimento
Procure imediatamente um dentista.

OBS: Dentes de leite NÃO devem ser recolocados após trauma!


Caso você não se sinta seguro para recolocar o dente em seu alvéolo, você pode guardá-lo em soro fisiológico, dentro da boca, ou em leite. Dentro da boca o dente pode ficar entre a bochecha e os dentes, ou embaixo da língua. O mais importante é que o dente permaneça o mínimo de tempo possível fora do seu alvéolo, e por isso você deve procurar um dentista imediatamente. Os dentes que ficam mais de 2 horas fora do alvéolo têm um prognóstico ruim.

Todos os dentes que sofreram qualquer tipo de trauma necessitam de um acompanhamento rigoroso do dentista, pois muitas vezes necessitarão de tratamentos adicionais. Problemas como alterações de cor, reabsorção dentária, e falhas no desenvolvimento podem surgir, e o acompanhamento permitirá identificação e tratamento precoce dos problemas.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player