Patologia Oral

A boca não é revestida por pele, mas sim por um tecido especial chamado mucosa. A mucosa oral tem cor rosa e possui superfície lisa. Os únicos locais da boca onde a mucosa não é totalmente lisa, sendo na verdade um pouco áspera, são na porção superior da língua, no palato (“céu da boca”) e em volta dos dentes – gengiva.

Qualquer alteração desta normalidade pode ser o sinal de um processo patológico, inclusive câncer oral, sendo necessária uma consulta com um dentista para melhor avaliar a área em questão. As alterações mais comuns e que devem alertar o paciente são as seguintes:


As pessoas podem e devem fazer um auto-exame oral. É um exame simples que não requer mais de três minutos para ser realizado. O exame pode ser realizado da seguinte maneira:

Limpe as mãos e posicione-se de frente para um espelho de modo que tenha uma boa visualização do seu rosto.
O exame começa com a procura por qualquer alteração da normalidade (coloração, textura, endurecimentos, e inchaços) na face, no pescoço, e nos lábios.
Em seguida use seus dedos para puxar e analisar os lábios (inferior e superior) internamente. Pressionando os lábios levemente você poderá encontrar áreas anormais de endurecimento ou com alteração de textura.
Ainda com a ajuda dos dedos, mas agora com a boca aberta, a porção interna das bochechas pode ser bem visualizada e sentida na busca de qualquer alteração.
Com a língua para fora, sua parte superior e bordas laterais são vistas. Os dedos podem ajudar puxando a língua para frente e para os lados, e pressionando a língua na busca de alterações.
A porção inferior da língua e a mucosa que fica por dentro dos dentes inferiores podem ser avaliadas com a língua tocando o palato ("céu da boca").
O próprio palato também deve ser analisado, principalmente na sua região posterior, próximo à úvula ("campainha"). Passe o dedo pelo palato na busca de qualquer inchaço.
Por fim, a mucosa em volta dos dentes deve ser avaliada. Áreas cobertas por próteses removíveis devem ser analisadas sem as próteses. Use os dedos para sentir qualquer alteração de textura ou endurecimentos

No final do exame você deve ter visualizado a mucosa de todas as regiões de sua boca sem encontrar as alterações citadas anteriormente. Caso alguma alteração seja encontrada entre em contato conosco.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player