Controle de Ansiedade
Em pacientes muito ansiosos, nos que têm fobia a tratamento odontológico, ou em procedimentos cirúrgicos de maior grau de complexidade, o uso de técnicas de controle de ansiedade pode ser de extrema valia. Este controle pode ser feito basicamente de três maneiras:
- Através de medicação ansiolítica administrado por via oral, que funciona quebrando a ansiedade do paciente durante o procedimento cirúrgico. A resposta a este método varia de paciente para paciente, ficando alguns pacientes mais sedados que outros. De qualquer maneira o objetivo desta técnica não é sedar totalmente o paciente, mas apenas reduzir a ansiedade do mesmo.
- Através de medicação ansiolítica administrada direto na corrente sanguínea. Esta técnica exige a presença de um médico anestesista. Ela está indicada em pacientes muito ansiosos ou em procedimentos cirúrgicos complexos.
- Através de anestesia geral que requer a internação do paciente em um hospital. Esta técnica é utilizada em cirurgias mais complexas e extensas, e em pacientes incapazes de serem submetidos a tratamentos em um consultório por razões físicas ou mentais.